sábado, 10 de agosto de 2013


Road Rash - 3DO



Agora é hora de falar sobre um dos jogos mais influentes e divertidos que já experimentei na minha vida, estou falando de: 
Road Rash do 3DO !

 

O Road Rash da  versão do 3DO, esse video game por sua vez que  é tão marginalizado por muitos sites de review, poucas pessoas conhecem e teve a oportunidade de ter esse aparelho que possuía franquias influentes até nos dias de hoje. Posso dizer que me divertir muito com esse video game  com jogos como:

Guardian War ( excelente RPG), Immercenary, Mad Dog, Gex, Alone the Dark e o primeiro Need for Speed, sim, o primeiro jogo da franquia surgiu nesse console esquecido por muitos.... mas isso é conteúdo para outro dia, vou focar no Road Rash.




                                   

Este jogo foi originalmente lançado pela Electronic Arts, o jogador participa de corridas
ilegais de moto, o famoso racha ,  sem regras, tudo para conseguir  dinheiro, ser o melhor motociclista. O jogo é muito mais profundo que o que você imagina, logo de cara,  depois de originalmente jogando uma corrida ou duas, você se sente atraído  pelo jogo, entre as cutscenes, e músicas entre uma corrida e outra , te envolve, você se sente como um motociclista clandestino. À medida que você passa por provas de criar amigos ou inimigos, dependendo de como você corre contra seus concorrentes.



 Se você é um corredor limpo e apenas correr numa boa, a corrida  vai acabar sendo amigável com você, se você  decidir se arriscar em todas as situações, em breve você vai encontrar alguns caras determinados para te esfolar  (o mais divertido é seguir  a proposta do jogo que é  derrubar todos , até o quem não apresenta ameaça  a você). Os policiais são sempre determinados para prender você , como as corridas são totalmente ilegais (para não mencionar loucas perigosas).
 

Não tem como falar desse jogo sem esquecer de sua trilha sonora, o gênero aqui é Rock! O que me surpreende nesse jogo é a atmosfera criada nele, você se sente um amante do asfalto, os bares que são vistos nas ilustrações  entre uma corrida e outra, nas cenas , no estilo dos personagens ( roupa de couro, faixas na cabeça) , os figurantes, as músicas, o velho estilo country , rock, estilo americano.Nas corridas as músicas eram no formato midi, devido a limitação do console, mas nada que estragasse o clima do jogo,nos videos e menus, as músicas são reproduzidas normalmente.

 


 Nos jogos posteriores, quando começaram a incorporar o  CD (especificamente no jogo simplesmente intitulado Road Rash) A tecnologia dos jogos começou a utilizar verdadeiro thrash / bandas de rock grunge (Soundgarden, Monster Magnet,Paw, ect.) e realmente definir o cenário.


Na época os gráficos eram muito bons e o estilo do jogo, como havia mencionado antes, é envolvente. Era uma idéia tão inovadora na época, bater nos  caras dos clubes em uma corrida de motos,quem sequer pensaria nessas coisas? lol Enfim daquele dia em diante esse jogo  teria um lugar especial na minha memória.


Depois dessa versão vieram outros como:

Estrada Rash 3: Tour de Force Capa Genesis
Road Rash 3 ( 1995 para Genesis)






















Estrada Rash 3-D Capa PlayStation
Road Rash 3-D (1998 para PS1)



  










Road Rash 64  (1999 o nome já diz, para N64)
















Road Rash: Jailbreak Capa PlayStation
Road Rash: Jailbreak (2000/2003 para PS1, GBA)














O declínio da série

 Na época do PS1 e Nintendo 64, muitos jogos passaram a ser produzidos em 3D, o que a indústria na época dizia ser o futuro dos games, bem era assim que as revistas especializadas informavam. Eu como muitos na época recebemos essa notícia com muita expectativa e inocência. Mas as coisas não saíram assim tão bem , nem todo o game se saiu bem  na transição entre o 2D para  3D,  Earthworm Jim 3, DK 64 , Megaman 64,Street Fighter EX e claro Road Rash  3-D/64 ,são exemplos disso. Os jogos 3D da época ficaram muito parecidos entre si e perderam suas identidades, seus diferenciais, se tornaram jogos genéricos, os jogos de Road Rash que seguiram essa tendência , perdeu aquele clima aventureiro, clandestino, o jogo se tornou infantil, cartunizado. Acabaram as sátiras, o clima de competição entre uma corrida e outra esfriou.Aquelas imagens satirizadas nos menus ficaram estranhas, a pegada de rock, clubes de motociclistas quase cessaram. Muitos fãs da série torceram o nariz para as últimas versões, assim como  esses fãs estou na esperança da EA olhar novamente com carinho para essa franquia e reviver seus anos de ouro. Por hora , única coisa que me resta é aguardar e apreciar esse video de um possível sucessor espiritual chamado de Road Redemption, que está sendo produzido pelo mesmo criador de Road Rash, Dan Geisler.




Nenhum comentário:

Postar um comentário